quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Abraão, o estelionatário

De Gênesis, capítulo 20:

Abraão foi viver com sua mulher em Gerar. Quando chegou lá, disse ao rei daquele lugar, Abimeleque, que sua esposa, Sara, era, na verdade, sua irmã. Sem saber que Abraão mentia, Abimeleque tomou Sara por sua esposa. Então, ao anoitecer, veio Deus em sonhos para o rei de Gerar:

- Vais morrer por tomar para ti uma mulher casada! - disse Deus.
- Quem é casada? Sara? Mas o Senhor vai punir alguém inocente? Abraão disse: "Sara é minha irmã". E ela também lhe disse: "Abraão é meu irmão." Se pequei, ó Deus, foi com sinceridade no coração - respondeu Abimeleque com o coração aterrorizado.
- Acredito que foi com sinceridade no coração que errastes. Então, restitui-lhe a esposa ou morrerás - finalizou Deus o sonho do grande rei.

Abimeleque, desesperado, chamou Abraão e perguntou-lhe:

- O que lhe fiz de mal para trazeres tanto temor as minhas terras?

E Abraão, protegido de Deus, respondeu:

- Se eu dissesse que era minha esposa, então, matariam-me. E bem... ela também é minha irmã, da parte do Senhor Deus.

Abimeleque então com medo de Abraão deu ovelhas e bois para Abraão e restituiu-lhe a esposa, Sara. E de todas as terras de seu reino, Gerar, Abimeleque disse que Abraão poderia escolher a que melhor lhe confortasse para viver o quanto quiser.

E Deus devolveu a fertilidade que lha havia tirado das mulheres de Gerar por causa de Sara.

Nenhum comentário: